quinta-feira, 24 de março de 2011

Em seus passos...

o que eu faria, Jesus?

Atenção!
Se beber, não case;
se tiver que casar, beba!
Cabe a todos dar ou não crédito ao que lhe dizem e, se tudo o que dizem e está escrito em nome de Jesus for verdade, eu provavelmente faria muita coisa diferente. Pra começar, eu não condenaria os embriagados, aqueles que costumam, de quando em vez, "saírem da carapaça" e se entregarem aos seus verdadeiros anseios, falácias e "estripulias". Não somos transformados pela embriagues, ela, ao contrário da sobriedade, nos torna livres, corajosos e desinibidos - não reprimidos, e sim autênticos. Num desses filmes que tanto assisto, ouvi: o álcool é um lubrificante social, encoraja os homens e relaxa as mulheres. 

Falando em "sair da carapaça", eu também não condenaria os homossexuais por fazerem aquilo que seus corpos, almas e mentes pedem que façam; eu não os condenaria por viverem seus impulsos. Certa vez Arnaldo Jabor disse que "o travesti é um fenômeno que nos fascina, pois transforma em verdade sua grande mentira". Há muitos homens e mulheres travestidos de homens e mulheres. 


Falando em impulsos, eu não condenaria as crianças assustada que dizem: não fui eu. Elas estão apenas aprendendo que a mentira, essencial na preservação da espécie humana, é uma forma de não dizer verdades que não interessam ao receptor da mentira. Se não te interessa isto, não digo a verdade para você. Ensinaria elas a serem sinceras e, em vez da mentira, dizerem: não te interessa!

Ah, falando em verdades... eu não sairia por ai falando que só há uma verdade, é muita pretensão isto, "porque se você parar pra pensar na verdade, não há" (Renato Russo); se você pensar também, "tudo é relativo" (Einstein). Não diria que "A Verdade liberta". Que verdade é esta? Há tantas verdades. "Sobram tantas meias verdades que guardamos pra nós mesmos" (O Teatro Mágico).

Falando em verdades... eu não sairia por ai dizendo que aqueles que pensam em verdades diferentes das nossas serão condenados. Não diria que somente o nosso grupo de uma só verdade será "salvo" da dita condenação. Seria muito constrangedor ver, no final das contas, todo mundo junto. "Tem hora que a gente se pergunta: por que é que não se junta tudo numa coisa só?" (O Teatro Mágico)

#ihcomplicou - falando em "nosso grupo de uma só verdade"... eu não condenaria aqueles que já "se encheram" com aqueles grupinhos exclusivistas, medíocres, marginais, soberbos, hipócritas e irrelevantes na sociedade em que vivem. Não se preocupem, alguns sempre estarão inseridos em outros grupinhos, mas outros ganharam asas e o mundo. Deixemo-os em paz.

Por fim, em seus passos, Jesus Que Dizem Por Ai, eu repensaria um tanto de coisa. Talvez eu te apresentaria um outro Jesus, que em seus passos faria algumas coisas diferente demais. Muitos pensam que vocês são os mesmos. Tô achando que não!

Mas depois eu escrevo mais pra você porque agora vou jantar. 
Traga o vinho, porque o pão já foi posto a mesa.

2 comentários:

  1. Aiain Joh,eu queria sinceramente intender o que realmente passa na sua cabeça.Rss..
    É..você sabe que eu penso um bocado diferente,mas o texto ta muito bem escrito,como eu já disse cada dia que passa está ecrevendo melhor.

    ResponderExcluir

Seus comentários e sugestões são muito bem vindos.