sábado, 19 de março de 2011

Filosofando com a Filosofia


"A filosofia não passa de uma poesia sofisticada." (Michel de Montaigne)

Iniciei meus estudos em Ciências Sociais este mês, pela Universidade Federal de Alfenas, Minas Gerais. E é claro que, enquanto os estudos não requisite o meu tempo livre, compartilharei aqui o conhecimento que vou adquirindo todos os dias. Comecemos pela nobre filosofia.

Esta semana o professor de Filosofia Moderna, Dr. Paulo César de Oliveira, fez a nossa classe concluir que filosofia é a ciência de todas as coisas. Observamos que a filosofia é a ciência que trabalha com a lógica (pensamento), metafísica (aquilo que está além da física), teodicéia (estudo do divino/deus), cosmologia (o mundo organizado), teoria do conhecimento (o resultado de uma relação entre um sujeito cognoscente e um cognoscitivo), ética (os princípios universais que orientam a conduta do homem), estética (o belo) e antropologia (o estudo do homem). Ética e estética caminham lado a lado; a bondade e a beleza: boas ações são éticas e estéticas.

Mas a filosofia não é o único tipo de conhecimento, ainda temos os conhecimentos mítico, ordinário, religioso, estético e científico. De todos temos um pouco e nenhum é mais importante que o outro, concluiu o professor. Mas eu ainda não consigo os colocar na mesma linha de igualdade e, sinceramente, nem sei se devemos fazer isto. Tenho por conclusivo aquilo que é matemático, ou seja, científico. Os conhecimentos ordinário, estético e científico o são, religiosos e míticos não.

Apesar de sermos sabedores de todos eles, temos alguns com mais profundidade. Posso dizer que tenho, por exemplo, mais conhecimento religioso do que ordinário (o senso comum), até mesmo porque o conhecimento ordinário é limitado a cada um pelo tempo de vida que tem. Tenho muito mais conhecimento estético do que científico. Mais filosófico do que mítico...

A meu ver sempre há fusões entre os conhecimentos: mítico e religioso, ordinário e científico, filosófico e estético. Na primeira fusão eu posso até arriscar uns bons palpites.

Nunca desprezei a importância dos conhecimentos religiosos e míticos, “mas, contudo, porém”, acho-os ao mesmo tempo confortantes, subversivos e tendenciosos a serias doenças psicológicas. O mítico sistema/conhecimento religioso costuma se organizar de forma despótica, onde há um patriarca mentor e tutor de todos ao redor. Do déspota emanam direitos e deveres daqueles que abraçaram a devida e, para muitos, exclusiva e salvífica fé.

Faço esta fusão entre religião e mito porque sei que um mito é sempre predominante em guetos ou sociedades tribais, é coletivo, fantástico/simbólico, ingênuo, não teórico, não científico, alegórico, intuitivo e dogmático (tabu). O que ai não tem na religião?

Apesar de estar correndo do conhecimento que adquiri estudando durante quatro anos – o religioso – sei que ele é essencialmente necessário para aqueles que não têm a capacidade de se aprofundar no conhecimento científico e importante para aquele que do científico conhecimento tem. Se tal aliena, também salva. Os conhecimentos míticos e religiosos são extremamente confortantes, pois geralmente trabalham sobre temas que a ciência ainda não pode explicar, tais como: “vida após a morte”, o sofrimento dos “justos” e a condenação dos ímpios.

Deposito minha fé naquilo que posso tocar, deposito meus sonhos naquilo que não tenho certeza, meu coração naquilo que faz bem ao homem. Acredito também que todos os conhecimentos são faculdades profundas ou rasas de cada um e que, por mais que o cientista negue o religioso e vive e versa, ambos a cada um tem em si e por cada outro se passa.

2 comentários:

  1. Filosofia é muito bom.
    Quem pensa e lê, vibve 1000 vidas além de uma pessoa comum.
    Acredito em fusões da mística e do conhecimento, mas no sentido da transcendência que o conhecimento permite, e não no de verdades mitológicas.
    Parabéns, estou seguindo.

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  2. Vlw Pobre Esponja. Filosofia nos faz pensar e quem pensa por si mesmo é livre, já disse Renato russo.... cara, seu blog é muito bom. Estou rindo até agora com a foto do Júnior: "todo mundo tem seu lado disfarça".... kkkk

    ResponderExcluir

Seus comentários e sugestões são muito bem vindos.