sábado, 4 de junho de 2011

Notícias Globo 2030

"Criatividade sempre significa fazer o não-familiar." (Eleanor Roosevelt)

Já dei muitas risadas com essa criatividade toda da galera do Kibeloco. Eles simplesmente criaram "A Piada do Mês" ao lançarem notícias fictícias a serem anunciadas pelo Portal Globo.com em 2030. Elas apontam um Brasil de "pernas pro ar", desorganizado, fora dos trilhos. Veja abaixo algumas das manchetes:



Mas o que isto está sinalizando? Por que as pessoas estão muito mais sensíveis a este tipo de humor? Por que trocaram-se as insanas piadas sobre peitos, vaginas, pênis e bundas, por corrupção, leis, política ou justiça?

Isto sinaliza que a casa está bagunçada. Necessitamos fazê-la progredir e colocá-la em ordem. Ordem e Progresso (antes seria complementado com a velha piadinha "tira a roupa e faz sucesso", agora "não existe no Congresso"). Dois princípios do senhor Augusto Comte, o qual defendia  "o amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim". Estes podem ser desenvolvidos através do mais profundo moralismo ou, que optem por esta segunda, com inteligência, boa criatividade e boa irreverência. É somente assim que podemos reorganizar a casa. Isto mesmo. Não estou falando em jogar as coisas fora ou muito menos colocá-las no "devido" lugar. Estou falando em reorganizar a sociedade.

Espalhados por esta casa temos coisas como PLC 122/2006, marchas para descriminalização da maconha, cenário político, reformas em códigos de leis, educação, crises sociais, criminalidade, saúde etc.  Está tudo espalhado pelo chão. Estou tentando aqui encontrar alguma coisa que esteja arrumado, na estante, em seu devido lugar; "mas poxa vida", nem o meu Tricolor Paulista está! 

"Não faz sentido" aplaudirmos e nos contentarmos com os números indicadores de progresso da nação. Há mais ou menos uma década as minorias sociais estão começando a advogar em causa própria. Apesar do conflito de minorias - levantam-se LGBTTTs, atacam-nos a bancada cristã - política é isto: a representação e organização da sociedade de forma legal e democrática. Democracia não inclui exclusão. Não estou defendendo uma representação estamental, mas sim um só estamento considerado diversificado. Assim atende-se à diversidade.

Tem tanta coisa a ser feita neste país que para começarmos a reorganização da casa precisamos de vários faxineiros: antropólogos, sociólogos, cientistas políticos, filósofos, historiadores, advogados, educadores, psicólogos etc. 

Não podemos ver, assentados e de braços cruzados, que coisas como o bullying continue a gerar coisas como Wellington.

Não podemos deixar que protestos virem ditaduras ou que opiniões contrárias (que também são protestos) anulam o direito à felicidade do próximo (princípio constitucional norte americano).

Não podemos permitir que os interesses dos novos "senhores sociais" continuem a ignorar a educação, da qual sem, tornamos-nos "escravos sociais". 

Não podemos permitir que a saúde continue a ser seletiva. 

Não podemos permitir que a dignidade do trabalhador esteja na avareza de seus empregadores. 

Não podemos permitir que poucos possuam muito. 

Não podemos permitir, em hipótese alguma, que as trevas voltem a reinar sobre as luzes.

  
Como diria minha mãe: levanta essa bunda daí, menino, e vai ajudar a arrumar esta casa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários e sugestões são muito bem vindos.