sábado, 25 de junho de 2011

Carta a Jesus

Paz do Senhor pro senhor, Jesus!

Estou lhe escrevendo esta carta pra lhe compartilhar algumas coisas bem incômodas (aliás, acho que a maioria das pessoas faz isto quando falam contigo). Até onde eu li, quando você andou fisicamente sobre este planeta falou muito com as pessoas de sua sociedade corrompida e cega. Falou contra a corrupção política, alienação e manipulação de uma árcade religiosidade (que não acompanha a evolução do mundo), caos social, racismo e outros tantos preconceitos. Ou eu entendi mal todas aquelas palavras sobre amor, resgate, curas, koinonia, partilha, restauração, purificação, organização etc?

Li também que em todo tempo você pregava sobre amar os perseguidores, tratando-os com amor e até mesmo "retribuindo com rosas ao canhão". Li que seus primeiros seguidores formaram uma comunidade onde tudo era a todos comum; nesta comunidade até mesmo as arrecadações financeiras eram direcionadas aos mais pobres, segundo suas necessidades. Os que a viam ficavam tão admirados que o número de habitantes desta comunidade crescia todos os dias. Ah, parece-me que o dinheiro arrecadado ali não servia para dar luxos aos apóstolos e seus familiares, os quais parecem ter morrido sem onde reclinar a cabeça, como dizem ter sido seu caso.

Estes textos eu li na Bíblia, o livro que você não teve a oportunidade de folhear, mas que se tornou a mãe de muitas discussões e de uma divisão social e ideológica tamanha que chega a ser anátema. Neste livro sacro, eu confesso, têm muita coisa pura, infindos ideais políticos que poderiam transformar a sociedade de uma forma extraordinária. Mas, apesar de ser chamado de sagrado, está passível à interpretações de homens mais sagrados ainda. Enfim... 

... no texto que circunda minha mente neste momento li que um de seus amigos, João, tentou impedir um  homem (que não era um de teus discípulos) a continuar a expulsar egrégoras demônios em teu nome. Segundo este texto a sua resposta foi: não o impeçam, pois ninguém que faça um milagre em meu nome pode falar mal de mim, pois quem não é contra nós está a nosso favor; quem não é contra nós, receberá sua recompensa até mesmo se der um mísero copo de água a um de vocês.

Jesus, é o seguinte. Acredito que tem muita gente ai tentando cumprir os desafios propostos por ti, segundo está escrito na Bíblia. Bem, na verdade não são muitos. Mas tem um bocado de "filhos da puta" que estão usando seu nome para propagarem seus anseios egoístas, racistas e arrogantes. Muitos destes se sentem tão superiores aos demais seres humanos que desprezam todos aqueles que estão "do lado de lá", ainda que estejam fazendo aquelas coisas ideais: amando, lutando contra corrupção, miséria e injustiça. Estes, os filhos da puta, estão trancafiados em guetos religiosos, não fazem um pingo de obra pela sociedade ao seu redor; engordam seus seguidores com palavras vazias todos os dias, são avarentos, alienadores, caluniosos, maldizentes e fazem apologia à ignorância e miséria, como se fossem sinais de humildade. Estes "homenzinhos tortos" lutam contra as minorias, desprezam o ser humano em detrimento aos seus "pecados"; lutam contra as minorias marginalizadas, gloriam-se no pedaço de pão sem progresso e educação que dão aqui ou acolá (normalmente no Natal).

Para não estagnar nestes, pretendo tomar duas simples atitudes, as quais submeto ao seu julgamento:

1. Fazer distinção entre aqueles que lutam pelas mesmas causas que você lutou, dos loucos ambiciosos que só atrasam a sociedade (e o faz em seu nome).

2. Lutar ao lado destes que, em seu nome ou não, perdem noites inteiras com a assombrosas imagens de pessoas morrendo pelas calçadas. E que, ainda que em busca de uma satisfação própria, gastam suas energias tentando restaurar uma humanidade nos seres humanos, humanidade a qual sentimos, no âmago da nossa alma, estar perdida há muito tempo. 

Assinado: Nós.
"Estamos do lado do bem" (Renato Russo)


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
E ai? Achou  este texto estranho, engraçado, interessante ou legal? Marque uma das opções abaixo. Você também pode comentar, fazer sua crítica etc. Se for possível visite um dos anúncios aqui ao lado direito da página. Quem sabe assim eu possa começar a me dedicar mais a esta arte preciosa, a escrita?

Felicidade, paz, saúde e prosperidade pra você!

Josimar de Souza Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários e sugestões são muito bem vindos.