segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Vamos nos permitir

Eu vejo a vida melhor no futuro, 
eu vejo isso por cima de um muro de hipocrisia que insiste em nos rodear.

Estas não são as palavras de um dos profetas bíblicos ou deus mitológico. São as palavras do cantor e compositor brasileiro Lulu Santos. E é uma previsão sem perspectiva para muitas pessoas.

Até mesmo a maioria daqueles que pregam a liberdade vivida por Jesus, por exemplo, têm muita dificuldade em vivê-la. A profecia de Lulu Santos continua dizendo que ele vê “um novo começo de era, de gente fina, elegante e sincera com habilidade pra dizer mais sim do que não”. Mas as pessoas ainda insistem em uma vida de negação. Dizem mais não do que sim, dizem não à alegria, aos seus instintos e impulsos, dizem não ao amor e à paz, aos novos amigos e às novas oportunidades.

O profeta Lulu continua diz: eu vejo uma vida melhor no futuro, eu vejo isto por cima de um muro de hipocrisia que insiste em nos rodear. Ê palavrinha perturbadora esta: hipocrisia. A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes, idéias e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento (no sentido artístico). Ela realmente insiste em nos rodear. Se você convive com algum grupo social diversificado, como um clube, igreja ou outras sociedades fechadas, você pode perceber como as pessoas estão sempre fingindo sentimentos. Infelizmente a maioria delas te beija na face e esfaqueia-o pelas costas, não concorda com suas atitudes e pensamentos, mas o faz se sentir acolhido e aceito por ela – e pelas costas o mata. Isto é hipocrisia, não é perdão ou acolhimento. Além do teatro, rádio e TV, não há onde se permita a hipocrisia!

A profecia continua, mas quero falar da parte mais marcante – “vamos viver tudo o que há pra viver, vamos nos permitir”. Parece ser um convite à iniciação desta nova era de gente fina, elegante e sincera. Para se permitir é preciso dizer mais sim do que não, para se permitir é preciso abandonar a hipocrisia, para se permitir é preciso olhar para frente e não para o tempo que não pode voltar. O pássaro se permite ao abrir as asas e pular do galho que foi, até então, seu porto seguro. Nós nos permitimos ao darmos o primeiro beijo, ao transarmos pela primeira vez e ao nos declararmos a alguém. Muitas vezes precisamos abrir mão dos cálculos e hipóteses para nos permitirmos e viver tudo o que há pra viver.

Mas como sou muito incrédulo, prefiro ver o compositor como um sonhador, não um profeta; pois tudo isto é surreal.

“Sem hipocrisia, vida melhor no futuro, permitir, fartura, satisfação, viver tudo, nova era...”

Ah, fala sério!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários e sugestões são muito bem vindos.