segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Nos embalos do sábado a noite


Todo mundo espera alguma coisa num sábado a noite...


O sábado a noite é bem melhor do que eu suspeitava. As almas se dilatam, abrindo-se ao desconhecido e a vergonha é um ser desconhecido, como no Éden. É no sábado a noite que encontramos aqueles que deveriam estar do nosso lado, mas que estão do lado de lá, assim como vemos os que estão ao nosso lado passando para o lado que deveriam estar (Renato Russo). Você se sente, inicialmente, o cara estranho que chegou e não acha lugar no próprio corpo (Los Hermanos); horas depois, fora do próprio corpo, você flui e usufrui.

Todo mundo espera alguma coisa num sábado a noite, bem no fundo todo mundo quer zoar; sábado a noite tudo pode mudar, tudo pode, pode tudo (Cidade Negra). É no sábado a noite que perdemos e ganhamos nossa alma, relaxamos e não reprimimos nosso coração, despimos e não cobrimos a mente. A boca consegue falar o que o coração nunca sentiu, o coração consegue sentir o que não dá para com a boca falar – daí você fala com outras coisas. A perna direita pensar ser esquerda e quer passar pro lado de lá. A esquerda fica revoltada e quer o outro lado tomar; daí então você precisa possuir, como anjos e demônios, as pernas, os braços e o corpo de alguém.

Os olhos, coitados, como sofrem! Eles ficam irritados com tanta agitação, ofuscam a própria visão na esperança que você pare e os deixe descansar. O corpo que se foda – eles pensam! Eu só quero apagar. Então começa a confusão no mundo que carregamos sobre os pés.

– Tenho muita sede! A boca diz.

– E eu com esta fome e enjoado! Retruca o estomago.

– Anda logo com vou molhar esta calça! Diz o excitado.

– Manda mais ar! Grita os pulmões.

Alguns choram desesperadamente, outros riem irritantemente. Alguns brigam enquanto outros apartam as brigas, outros caçam brigas enquanto outros riem das brigas. Alguns ficam entorpecidos, outros desnorteados, outros de corpo e alma embriagados. Alguns estão se enchendo com tudo, outros se esvaziando para todos. Alguns estão de vazio enchendo o vazio que tem, outros esvaziando a mala e doando aos que também estão cheios. É assim, pessoas vazias nunca se enchem, enquanto pessoas cheias nunca se esvaziam.

Preciso concluir dizendo então que não posso concordar completamente com Vinícius de Morais (que absurdo) que disse: hoje é sábado a noite e os bares estão cheios de pessoas vazias. Nem todos estão tão vazios, Sr. Vinícius de Morais. Queres encontrar lugares cheios de pessoas vazias? Divague com sua alma no domingo a noite.

4 comentários:

  1. Este acredito que vc escreveu em 40 min.Rsss!

    ResponderExcluir
  2. Este foi para sair das fatídicas e prolixas reflexões sobre o comportamento humano, espiritualidade e filosofia. Mas como gosto delas, em breve voltarei.

    ResponderExcluir
  3. Acho que me entendeu errado Joh.
    Dias atraz estavamos conversando sobre como podemos escrever textos em 40 min ou demorar semanas,e eu disse:no entanto ambos com a mesma qualidade,a empolgação e experiência com que se escreve que faz a diferença.

    Agora pode me entender melhor.^^

    ResponderExcluir
  4. ;) sem problemas! Como eu te disse, acho que entendi errado mesmo. Mas está tudo explicado. Mas este post foi mesmo pra quebrar minha rotina de raciocínios "filoteoantropológicos", e ainda o escrevi num domingo seguinte a um "embalado de um longo e vívido sábado a noite". Eu estava empolgado!

    ResponderExcluir

Seus comentários e sugestões são muito bem vindos.