quinta-feira, 14 de julho de 2011

A Relíquia da Morte

O que você pediria à Morte se pudesse ganhar dela um presente?



O título e a frase inicial deste texto nos faz lembrar de quê? Harry Potter e as Relíquias da Morte. Normalmente vemos uma fada ou gênio oferecendo presentes a quem os encontra, mas não a Srta. Morte. Rowling, autora de uma das literaturas mais apreciadas em toda a história da humanidade, Harry Potter, teve esta idéia genial. No conto as Relíquias da Morte são três objetos dados pela Morte a três irmãos que conseguiram, através da magia, fazer a travessia de um rio onde ninguém jamais sobrevivera. Os três objetos eram a Varinha das Varinhas (pedida pelo irmão mais velho, que era o mais combativo dos três e queria uma varinha que o permitisse sempre vencer os duelos), a Pedra da Ressurreição (irmão mais arrogante que queria restituir a vida às pessoas que a morte levasse) e a Capa da Invisibilidade (pedida pelo irmão mais novo que queria sair do lugar sem ser seguido pela morte). O que eles pediram, na verdade, foram formas de não ter que encarar a morte novamente. Segundo a lenda o possuidor das três relíquias seria mais forte que a morte. Zeca Camargo diz que "Harry Potter & Cia galvanizou toda uma geração, criou um elo fortíssimo entre jovens (e muitos adultos) de todo o mundo, e reinstalou o imaginário fantástico no cenário cultural pop universal como nunca havia acontecido, talvez, desde “E.T.” – o filme de Steven Spielberg, de 1982". De fato esta saga (a qual comecei a ler inspirado por um menino de dez anos, Jônatas, há uns 6 anos) cativou tanta gente que será impossível, por longas décadas, desaparecer das principais leituras mundiais.

Mas vamos à nossa questão inicial: 

* Se eu você estivesse hoje a oportunidade de ganhar um presente da Morte, qual pediria?

O tema ronda a grande questão da vida, a morte. Talvez seja ela o segredo desta vida, diria Raul Seixas, mas a questão é que está ai uma resposta que angustia o homem e o faz recorrer às milhões de respostas para este momento, cuja verdade sobre não temos (é o que acredito no momento). Até bem pouco tempo atrás eu teria "mil e uma" repostas para esta grande questão. Eu teria dogmas, fantasias, estórias historiadas ou ainda cogitações a apresentar a qualquer um. Mas ao passo que a vida presente foi ficando em segundo plano, em detrimento à vida futura, comecei a me cansar de tanto nadar e não chegar a um porto seguro. Tudo que eu tinha eram indicações, bilhetes, placas, mensagens e mais mensagens. Então decidi entrar em um bote e seguir a viagem admirando a paisagem do grande "oceano da vida" sem esperar por avistar ou tocar um lugar seguro. Escolhi a vida, escolhi a "dádiva do presente". Atualmente estou bem mais contente com o presente, ainda que o fim esteja próximo. Que se dane o fim!

Estar de frente com Gabi a Morte é algo que muitos de nós já experimentamos. Eu, por imprudência, cheguei o mais próximo dela bebendo. Outros sofreram acidentes graves ou passaram por graves doenças, e quase todos já a viram no corpo de alguém. Neste último caso pediríamos algo que anulasse aquele momento, prolongando eternamente o último minuto de vida  daquela pessoa. Quando ligamos a TV e vemos as muitas mortes de pessoas inocentes ficamos frente a frente com a Morte. Em minha casa é de costume ligar o rádio logo pela manhã para ouvir as "Notas de Falecimentos". A morte nos tormenta e fascina. Creio que algumas das gotas que escorrem de nossos olhos são do medo que habita em nós quanto a este momento inimaginável. 

Muitas crenças religiosas ainda são importantes em consequência desta grande questão. Augusto Comte dizia que a Ciência trouxe ao homem muitas respostas, fazendo com que deus (religião) já não fosse mais necessário para responder à questões dadas pelas Leis Naturais, as quais regem a Ordem Natural. Mas além de conservar a moral, a religião ainda tem em suas mãos uma reposta muito distante do conhecimento empírico: a vida após a morte. Não pretendendo a fazer um sermão expositivo, apesar de amar a arte da oratória, finalizo apenas expondo um pensamento:

Estamos diante da vida todos os dias, se nos preocuparmos mais com seu fim perderemos todas as maravilhas em seu decorrer; se vivermos de forma pura e legítima todas estas maravilhas, duvido que alguém nos condene ou salve por isto. Não podemos mudar o começo ou o final, podemos escolher a vida e não a morte. Podes pedir à morte que "apenas venha quando ela quiser" e mandar dizer a ela que "não estamos nem ai pra ela". Iremos de bom grado quando ela quiser, sem remorso, arrependimento ou choro.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
E ai? Achou  este texto estranho, engraçado, interessante ou legal? Marque uma das opções abaixo. Você também pode comentar, fazer sua crítica etc. Se for possível visite um dos anúncios aqui ao lado direito da página. Quem sabe assim eu possa começar a me dedicar mais a esta arte preciosa, a escrita?

Felicidade, paz, saúde e prosperidade pra você!

Josimar de Souza Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários e sugestões são muito bem vindos.