terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Feliz Mesmo Ano


Então é Natal, a festa cristã! (Já foi!)
Feliz Ano Novo. (Novo?)

Eu, chato que sou, acredito que Natal e Ano Novo são dias como os outros, passam em 24 horas. É claro que, uma vez que estamos em fragmentações infinitas da sociedade, um novo ano representa um ano a mais nos estudos, um a menos no tempo de serviço, um perdido pra quem perde alguém, um ganho pra quem acerta os números da Mega Sena (este caso será o meu) etc. 

O sentido do Natal, aliás, é este mesmo que todo mundo vive, e não tem outro. Parem de falar que "as pessoas não conhecem o verdadeiro sentido do Natal"; a diferença é que alguns acrescentam trinta minutos de mensagem falada por "alguém que sabe do que fala" aos mesmos rituais sociais, morais e comerciais de todo mundo. Parafraseando Cauê Moura, se tem comida e presentes, todos aproveitam: ateus, cristãos ou judeus. Se você não morrer antes da meia noite destes dias, passá-los-á da mesma forma que todo mundo . 

A minha questão é:

[...] não desejo 24 horas de felicidade nos demais dias do ano, não precisa ser diferente no dia 25 de dezembro. O que desejo neste dia é que os rituais se estendam aos demais dias do ano. Isto sim seria legal. Desejo que você continue misericordioso durante o ano, que toda essa fartura e desejo de compartilhar continuem. Desejo Dádivas (dar, receber e retribuir). Desejo os sorrisos deste dia. a continuidade no dia 25 no dias 26, 27, 28... 

Assim também desejo no "Novo Ano". O Ano Novo é apenas o marco inicial de mais uma de nossas fragmentações  harmonizadoras da sociedade - precisamos dividir para não nos perdermos no espaço-tempo. A verdade é que são poucas horas, minutos e segundos de vibração. O que eu desejo neste dia? Continuidade. Mas poxa vida! Por que não desejar novidades?

Não quero desejar o novo, pois o novo pode representar o fim de algo ou a necessidade de recomeçar. Recomeçar, tal como terminar, é algo muito dolorido que exige de nós uma força extra. A continuidade é um dom de quem é bem planejado, de quem pensa no futuro o tempo todo, sem deixar de lado o presente ou desprezar o passado. A continuidade é exclusiva de quem não deixa para planejar na contagem regressiva as futuras frustrações advindas dos impulsos de uma mente bêbada (de água benta ou profana) e cativada pela emoção da contagem regressiva (ou oração progressiva). Eu resolvi parar com o desgaste dos projetos de um ano que nasce em 10 segundo. Perder peso, parar de beber ou fumar, praticar esportes, concluir ou começar projetos, estabelecer-se ou restabelecer-se amorosamente, dentre outros projetos, só serão eficazes se forem frutos da continuidade. 

Como vai o natal hoje, 27 de Dezembro? 
Você não me ligou desejando um dia feliz, creio que o sentimento já passou. :( 
Que pena!

Se for preciso recomeçar algo, meus pêsames, irá doer.
Porém, Feliz Novo Ano. 

Conhece-te a ti mesmo, e verás que tens algo a continuar!


Deixo aí a "Receita de Ano novo"
Carlos Drummond de Andrade

Para você ganhar belíssimo Ano Novo [...] não precisa fazer lista de boas intenções para arquivá-las na gaveta. Não precisa chorar arrependido pelas besteiras consumidas, nem parvamente acreditar que por decreto de esperança a partir de janeiro as coisas mudem. [...] É dentro de você que o Ano Novo  cochila e espera desde sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários e sugestões são muito bem vindos.