segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Bipolar, eu?


Síndrome de Vítima
Herdei uma medrosa mania de meu pai: não gosto de ir ao médico. E assim como ele, pouco me medico. Defendo que resfriados e outros problemas que, de quando em vez, nos afligem logo passam com um bom banho, leite quente ou noite de sono. Mas o questão não é esta. A questão é: tenho medo de remédios, agulhas, médicos e hospitais. Mas a culpa não é somente do Sr. Wantuil (rsrsrs)!

Entre o meu nascimento e meu sétimo ano de vida eu vivia muito doente; fiquei muito tempo em pronto-socorros, ambulatórios, clínicas etc. Segundo minha mãe eu tive anemia, bronquite, pneumonia e vários resfriados prolongados. Dá-lhe benzetacil - sinto dor só de ouvir este nome - novalginas, chás, agulhas, agulhas, agulhas e soros (malditos soros). 

Enfim, só mais uma: em uma daquelas distribuições de cobertores "vagabundos" para a população carente estava eu lá, um pobre menino de 12 anos a espera de um fino cobertor cinza. "Viva o Deputado 666! Viva! Ele é o cara! Viva!" Para coroar a celebração, um esperto puxa saco soltou um foguete (daqueles de 12 tiros). Sabe o que aconteceu? Ouvi somente 11 tiros, o último tiro - a bomba final - explodiu em meu ouvido esquerdo. Resultado: rodei chorando feito um cão sem dono e perdido em meio ao trânsito, perfuração do tímpano, ambulância, médicos, agulhas, materiais cirúrgicos em meu ouvido, timpanoplastia e mais agulhas. Não perdi sequer 1% da audição e nem ficaram cicatrizes, mas foi um trauma. Você já viu a reação de um cão ante um foguetório? Sou eu!



Psicose maníaco-depressiva
Mas não é somente a saúde do meu corpo que é instável. Já fui ao médico, tenho o sistema imunológico um "tiquim" mais baixo que o normal. Apesar de ser uma pessoa naturalmente feliz (leia o post anterior), não tive muitas oportunidades para viver alguns frutos da felicidade - alegria, amor, sexo, aventuras, caridade etc - e acabei vivendo uma inconstância sentimental. A conclusão disto foi uma vida, até ontem, de alternância entre os sentimentos de alegria/euforia e tristeza/desânimo. Anote isto: quem é feliz também fica triste, mas a tristeza de quem é feliz é apenas um breve momento. A tristeza é necessária, mas é  foda, algumas vezes precisamos dela para voltarmos à realidade e refletirmos sobre a vida. Até bem pouco tempo atrás ela era bem constante. Estes momentos de tristeza que estou tentando expressar aqui são momentos de completo desânimo, tudo fica insípido e inóspito; nestes momentos os amigos são desnecessários, a família um tropeço, Deus uma ilusão.

Quando eu ainda estava entre frustrar as pessoas que tanto investiram em minha formação acadêmica (quatro anos de Teologia - acerca de R$40000,00 - com finalidade ao pastorado presbiteriano) ou entrar de cabeça em um mundo que em mim gerava conflitos, dúvidas, medos, desconfianças, frustrações e irritações, eu passei por muitos momentos tristes. Eu dormia, sorria e vivia pouco, pouco dormia, sorria e vivia. No momento oportuno falarei mais sobre isto.

Nesta fase, em um dia qualquer eu acordava! Lá estava o sol radiante, ainda que para além das nuvens. Eu abria um sorriso antes de abrir os olhos, cantava antes de bocejar e continuava sonhando mesmo estando acordado. O outros ao meu redor diziam: ê rapaz animado, sossega sô! E eu ficava pensando: ô povo desanimado. Estes eram os meus momentos de transtorno afetivo bipolar, denominado até bem pouco tempo de psicose maníaco-depressiva! Eu me esquecia das temíveis decisões da vida e das demais intempéries. No mundo existiam somente Deus, a  família e os amigos; todos amáveis, amados e amantes.

Quem me conhece no dia a dia dirá: mas você ainda é assim! Bem, sou assim sim, mas bem menos assim. Juro "procês" que ainda procuro um psicólogo (suas agulhas não são de aço, mas penetram além do sangue).

Tenho quase certeza que o corpo sinta o que a mente/alma sente e ambos adoecem e se curam, ou seja, uma sincronia em suas bonanças e tempestades. Alma/mente/espírito/coração doente, corpo disposto à doenças! Mas aqui não há silogismo!     


E você com isso?
Esta é a dinâmica da vida. Não vivo a utopia de crer que pessoas felizes ou infelizes viverão em constância de sentimentos. Isto chama-se dinâmica, para que haja movimento deve haver dinâmica entre, no mínimo, duas coisas. Dinâmica é bipolarismo. Claro que quando falamos da doença chamada Transtorno Afetivo Bipolar, que envolve muito mais coisas além de estar triste esta semana e alegre na semana que vem, devemos procurar um profissional da saúde para nos orientar, com ou sem agulhas. 

Mas quanto aos nossos sentimentos para com os outros, aos nossos amores, aos nossos sexos, aos nossos pensamentos, às nossas crenças, enfim, às nossas preferências, somos livres para alternarmos e provavelmente contrairemos o mal de Alzheimer e muitas outras psicoses se estagnarmos, se entrarmos para a escola da mediocridade.

Acredito que o corpo e a mente sãos buscam naturalmente a sobrevivência e nunca nos permitirão dar o passo além da vida, então não se preocupe quando você alternar. Não flagele-se quando tiver que ir ao outro pólo. E não se esconda quando tiver que voltar ao seu primeiro pólo.

Quanto aos meus pensamentos fico feliz por não serem estáveis, mesmo que para alguns isto seja um defeito.
Quanto às minhas crenças/certezas fico feliz por não serem estáveis, mesmo que para alguns isto seja um defeito.

Alterne! 

Pra dilatarmos a alma temos que nos desfazer. Pra nos tornarmos imortais a gente tem que aprender a morrer com tudo aquilo que fomos e tudo aquilo que somos nós. (O Mérito e o Monstro: O Teatro Mágico. Composição: Fernando Anitelli)

10 comentários:

  1. Muitos dos momenros de bipolaridade de Josimar eu pude ver bemm de perto. Tudo o que ele diz é fato. E muito me ajudou a olhar para dentro de mim e analisar meus sonhos, minhas vontades, minha fé, meus valores. Obrigado, Josão!

    ResponderExcluir
  2. Pode acreditar Joh,(posso te chamar assim?)
    me fez um bem enorme ler tudo isso.
    Em algum momento vc disse"sou assim sim, mas bem menos assim."Me identifiquei bastante com esse trecho.Gostaria de ser tão simpática e alegre como a um tempo atráz,algumas decepções talvez tenham contribuído para essa mudança,não sei,só sei que tem causado uma enorma insatisfação.
    Obrigada.Abraços..
    Há só uma coisa,
    Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante
    do que ter aquela velha opnião formada sobre tudo.!^^

    ResponderExcluir
  3. pode chamar me chamar de Joh sim, Lau!

    Talvez você, como a maioria de nós, esteja tentando superar as expectativas que nos impõem todos os dias.

    Eu era assim: na tentativa de ser o modelo de filho, namorado e amigo perfeito para as pessoas, eu me perdi e tornei-me infeliz (não sei se esse pode ser o seu caso).

    Conclusão: para dilatar minha alma eu tive que "morrer" (O Teatro Mágico), e quando morremos perdemos a maioria dos nossos amigos e familiares. Contudo hoje eu também prefiro ser essa metamorfose ambulante...

    ResponderExcluir
  4. É Joh,acho que tem a ver comigo sim.
    Ao fim do último ano tinha eu muito a agradecer a Deus,pois todas as minhas expectativas para o ano haviam sido superadas,no entanto,eu fui a filha mais ignorante,ainda sim eu estava infeliz,infeliz não por algo que não tenha se concretizado,mas pela pesssoa que tenho me tornado.Tantos motivos para sorrir e o sorriso guardado.=/

    ResponderExcluir
  5. Você disse: infeliz pela pesssoa que tenho me tornado.

    Nós mudamos constantemente, acostume-se a isto. Estamos em um constante processo de adaptação às novas realidades. Você não está mais na realidade passada, então, não se ocupe em tentar colocar a felicidade de lá na vida daqui, coloque aqui a devida felicidade do aqui, ou então o passado será sempre presente em sua vida. E isto não deve acontecer jamais, ainda que o passado tenha sido o melhor.

    Lembre-se: um passado presente compromete o futuro!

    ResponderExcluir
  6. Mas como estar feliz se não me agrada o meu novo jeito de ser?E se não me agrada não pode ser a minha real maneira de ser.Decisões,reações,discuções,enfim,comportamentos que logo depois que acontecem me deixam mal,choro,lamento,mais na hora eu nao consigo controlar,com o André mesmo acontece muito isso..

    Obrigado pela atenção Joh.^^

    ResponderExcluir
  7. Então talvez seja a sua hora de assentar-se numa pedra, por a mão no queixo e pensar, repensar, compensar, dispensar e não pensar etc....

    ResponderExcluir
  8. É meu querido,
    Eu só sei que se ao final de tanto pensar
    eu não tiver uma solução para essa mudança,
    os amigos,familiares e namorado que ainda me restam...Phuft,sumiu!Rssss.
    Há Obrigado pelo grande gesto de cavalheirismo o qual teve para comigo hoje.^^

    ResponderExcluir
  9. Renato Russo disse em ESPERANDO POR MIM: e o que disserem, meus pais e verdadeiros amigos sempre speraram por mim...

    Shakespeare disse que "amigos são a família que nós escolhemos"...

    Enfim, quero dizer que os "verdadeiros e bons" estarão sempre ao seu lado... para desabafos, desafios, desaforos e cavalheirismos.

    Estou esperando pelo seu blog!

    ResponderExcluir
  10. Espero que me permita considerá-lo um desses verdadeiros e bons amigos.

    Opaaa!Quem sabe quando eu estiver boa o bastante para escrever e com idéias tão interessantes como as suas.Abração!

    ResponderExcluir

Seus comentários e sugestões são muito bem vindos.