segunda-feira, 17 de junho de 2013

Corpo são, mente sã!

Mens sana in corpore sano

15.08.2013 - UM ANO - de 122 kg para 68,9 kg. Agora o inimigo é outro...

Foto atualizada em 27.07.2013 ao final do post 

Comecei a relatar minha luta contra a obesidade aqui no Blog em Setembro de 2012 (clique aqui). Fui relatando meu progresso por um tempo, mas por fim, tão empolgado com os resultados, esqueci de falar como estava indo. Eu, se fosse o leitor, provavelmente pensaria: o cara parou de escrever, não deve ter conseguido. Sabe por que? Porque é isso que acontece com a maioria das pessoas que tentam perder peso. Como aprendi outro dia com meu padrinho e a mãe de uma amiga "tem que ter opinião" pra fazer algumas coisas na vida. E perder peso exige muita "opinião". Já havia sido assim comigo em 2010 - não tive "opinião". 

Em 2010 eu estava com 122 kg, fiz academia por três meses e uma dieta restritiva auxiliada por sibutramina; perdi, na ocasião, 11 kg. Mas ao fim das cartelas de sibutramina parei com tudo e mantive os 111 kg até Agosto do ano passado, quando tudo mudou!



No começo, confesso, exagerei. Na ânsia de perder peso logo eu fechava o dia com apenas 1000 kcal ingeridas para um gasto de 3 mil, aproximadamente. Mas isso foi ficando insustentável e prejudicial. Eu estava ficando fraco ao final do dia e isto não estava compensando a alegria de ver -2kg ou -3kg na balança no final da semana (eu pesava todos os sábados, depois comprei uma balança e me pesava todos os dias). Coloquei a cabeça no lugar e comecei a fazer uma dieta mais saudável entre 1500 e 1700 kcal por dia, mais exercícios físicos, entre 1h30min e 2 horas diárias. Nestes 10 meses eu devo ter ficado, no máximo, uns 20 dias sem fazer exercícios físicos intensos (corrida, caminhada, corda etc). Estes exercícios, aliás, foram essenciais para que eu não ficasse com muita flacidez.



Fiz um mês de academia em outubro, mas parei e voltei a correr na rua e fazer exercícios em casa. Esse mês voltei para academia, agora estou intensificando os exercícios anaeróbicos. Não faço mais dieta (o que dá muito trabalho), eu incorporei um estilo de alimentação saudável, ou seja, uma dieta saudável que não vai me deixar engordar novamente. "Minha  dieta", ou seja, minha alimentação diária, fica entre 1600 e 1800 kcal por dia. Como eu já sei o que como quase todos os dias, porque faço minhas principais refeições no Restaurante Universitário, não fico mais contando "calorias" como antes, mas padronizei as porções de comida para que elas não passem de 1800 Kcal. Não tenho - e nem tinha durante a dieta - o famoso "dia do lixo", que para mim não faz sentido algum pra quem segue uma vida saudável (o que é diferente de quem faz "dietas"). Fico livre para comer o que quero todos os dias, a diferença é que agora eu sei o quanto comer de cada coisa; abrir um dia para comer muito ou coisas que não fazem bem ao corpo é um conceito que não entra na minha cabeça. Mas... à quem gosta: seja feliz! =D

Buscar informações corretas foi essencial. A internet está cheia de informação, mas cheia de achômetros e maluquices que se passam por informações científicas. Há dietas super restritivas que são prejudiciais e obsoletas. Sempre que eu achava uma informação eu procurava a informação contrária. Por exemplo, eu encontrei a famosa "Dieta da USP" na internet, então procurei por "malefícios, problemas, perigos etc da Dieta da USP"; encontrei informações como "exercitar-se em jejum faz o corpo queimar primeiro as gorduras", então procurava "perigo de fazer exercícios em jejum"... e assim fui me informando do que é correto. Neste caso alguns periódicos foram essenciais, como o programa Bem Estar, o qual, aliás, foi minha maior fonte de informação segura neste período.

E não gasto muito para manter essa rotina alimentar saudável. Eu sou beneficiário de auxílio alimentação da universidade, almoço e janto no RU. Eu fiz uma coisa muito simples, inverti a lógica do bandejão, na mair parte, onde normalmente se cola o arroz e feijão, passei a colocar a salada. São cinco repartições, eu uso somente três: a maior para salada, uma para arroz e feijão e outra para mistura e guarnição. Simples assim.

Algumas regras de alimentação que incorporei:

1. bebo pelo menos 2 litros de água todos os dias;
2. faço no mínimo 1 hora de exercícios aeróbicos e anaeróbicos todos os dias;
3. como carne vermelha no máximo em 3 refeições (não três dias) por semana;
4. reduzi o sal, em saladas nem o uso mais;
5. controlei o consumo de gorduras e açúcar;
6. dou preferência aos alimentos integrais;
7. não como ou compro alimentos industrializados sem ler as informações nutricionais;
8. procuro dormir e acordar em horários regulares (isso é super importante para uma vida saudável);
9. sigo um padrão de refeição: 50% do prato fica pra salada, 25% para o arroz e feijão, 25% para guarnição e mistura.
10. não costumo ingerir líquidos durante as principais refeições (no máximo 30 minutos antes ou depois); quando o faço não ultrapasso os 200 ml.
11. quando saio com os amigos procuro optar por lanches mais saudáveis, sucos e menos cerveja (não dá pra dispensar uma geladinha =D)

etc 

A vida é outra. As lembranças de todo constrangimento que a obesidade me trouxe me motivam a manter uma vida saudável. As dores nas articulações já não existem mais, a horrível queimação estomacal se foi, só me lembro do cansaço insuportável que sentia quando alguns amigos dizem "calma aí que não sou maratonista" ou "vamos dar uma paradinha porque estou cansado". Uma das piores coisas era a insônia; eu achava que era depressão, mas hoje sei que era a obesidade, eu dormia e acordava com sono - era como se não tivesse dormido - ficava deitado na cama, com sono, por quase uma hora antes de conseguir dormir. 

E as fotos que eu não conseguia evitar? Relutante eu as tirava, mas discretamente ficava puxando a camisa pra baixo para não aparecer a barriga. Era tão desconfortante que em algumas fotos eu nem conseguia sorrir.

E as piadinhas antes de comprar uma roupa?
- Qual seu tamanho? - Dizia a atendente.
- O maior que você tiver! - Eu respondia na tentativa de esconder meu desconforto.

Outro dia comprei uma camisa P e vesti uma calça 38. Deus do céu, eu usava camiseta GG e calça 56! Até minha cabeça emagreceu!

E as velhas e repetitivas piadinhas que tinha que engolir?
- Fica deste lado para equilibrar o peso do carro.
- Ih, o Josimar vai acabar com a comida!
- Olha a gordice!
- Essa sua blusa veste três pessoas juntas!
- Aposto que não vê mais seu pinto!
- Empresta-me essa blusa pra eu cobrir meu carro!

No pain no gain!

[continua]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários e sugestões são muito bem vindos.