1. Uma educação de qualidade resolve qualquer problema social.
2. Um país não pode ter menos que 25% do seu PIB na educação.
3. A educação deve ser federalizada. Lembrando que escola, sociedade e mídia educam.
4. A escola deve ser mais atraente que qualquer outra lugar do mundo.
5. O aluno inteligente-não-esportista deve ser educado a uma vida saudável, porém jamais constrangido à competição física.
6. O aluno menos inteligente, porém esportista ou artista (dança, música, pintura etc), deve ter atenção especial em sua formação intelectual, porém ter seus "dons além do conhecimento científico" prestigiados e incentivados.
7. O bom aluno (em qualquer área) deve ser imediatamente recompensado, especialmente na infância, com coisas úteis para seu lazer e conforto. Recompensas em dinheiro deveriam ser monitoradas de forma educativa.
8. O conhecimento extra mais retratação proporcional são as melhores punições. O aluno que errou deve, além de apresentar um trabalho escolar além da sua grade, ressarcir proporcionalmente o prejuízo causado: ofensas com desculpas, danos materiais com materiais, etc.
9. Saúde, Direitos e Deveres devem constar na grade escolar do início ao fim da formação.
10. Todo aluno deve terminar o Ensino Médio com um curso técnico e conhecedor de seus direitos e deveres enquanto cidadão.
12. A entrada no ensino superior deve ser uma construção desde os primeiros anos de educação. A participação e rendimento escolar do aluno mais a participação escolar de seus pais, devem render pontos para a graduação superior. Os pais analfabetos ou com educação incompleta pontuariam por seus filhos caso voltassem aos estudos (além de terem oportunidade de continuar seus estudos).
13. Todos os professores teriam, anualmente, um mês de reciclagem intensiva - de conhecimento específico à técnicas de comunicação atualizadas.
14. Uma educação de qualidade, repito, resolve qualquer problema social.
------------
Em breve reviso e elaboro mais algumas leis. = )